quarta-feira, 30 de março de 2011

Pinguim


Para os mais crescidos, iniciei a história "Pinguim" do escritor António Mota. Esta será contada por capítulos, um por cada dia de voluntariado. No primeiro capítulo apresenta-se o espaço onde decorre a acção, a vila de Benlhevai, um ambiente campestre entre as estações de Outono e Inverno. Entretanto, começaram as férias de Natal, por isso, a personagem principal - Carlos não foi à escola. ... (o segundo capítulo ficou para o próximo dia de voluntariado mas fiz uma maldade, mostrei a ilustração que mostra meninos a jogar à bola). O bichinho da curiosidade, em particular nos rapazes, era tão grande que pediram-me para ler o início (nem que fosse uma frase) do inicio do segundo capítulo. Ao que acedi. Então, ficam a saber que Carlos anda na escola e que sua mãe é uma óptima costureira, por isso ele anda sempre muito janota na escola.


Após ter terminado a leitura desta pequeníssima parte do 2º capítulo, as crianças começaram logo a tentar adivinhar o que se passaria a seguir ... e foi super divertido, principalmente porque conheço a história da qual gosto muito e sei que as crianças vão ficar surpreendidas no decorrer do próximo capítulo!

Uma das raparigas de 8 anos, disse que Carlos devia ser um vaidoso e convencido (presumo que se deva à referência a ele ser o mais bem vestido da escola).

Os rapazes diziam que ele ia jogar à bola e sujava ou rasgada a roupa. Quando eu me despedi as crianças avisaram-me para eu não me esquecer do livro no próximo dia.... acho que ficou mesmo acesa a chama da curiosidade. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário