quarta-feira, 30 de março de 2011

Pinguim


Para os mais crescidos, iniciei a história "Pinguim" do escritor António Mota. Esta será contada por capítulos, um por cada dia de voluntariado. No primeiro capítulo apresenta-se o espaço onde decorre a acção, a vila de Benlhevai, um ambiente campestre entre as estações de Outono e Inverno. Entretanto, começaram as férias de Natal, por isso, a personagem principal - Carlos não foi à escola. ... (o segundo capítulo ficou para o próximo dia de voluntariado mas fiz uma maldade, mostrei a ilustração que mostra meninos a jogar à bola). O bichinho da curiosidade, em particular nos rapazes, era tão grande que pediram-me para ler o início (nem que fosse uma frase) do inicio do segundo capítulo. Ao que acedi. Então, ficam a saber que Carlos anda na escola e que sua mãe é uma óptima costureira, por isso ele anda sempre muito janota na escola.


Após ter terminado a leitura desta pequeníssima parte do 2º capítulo, as crianças começaram logo a tentar adivinhar o que se passaria a seguir ... e foi super divertido, principalmente porque conheço a história da qual gosto muito e sei que as crianças vão ficar surpreendidas no decorrer do próximo capítulo!

Uma das raparigas de 8 anos, disse que Carlos devia ser um vaidoso e convencido (presumo que se deva à referência a ele ser o mais bem vestido da escola).

Os rapazes diziam que ele ia jogar à bola e sujava ou rasgada a roupa. Quando eu me despedi as crianças avisaram-me para eu não me esquecer do livro no próximo dia.... acho que ficou mesmo acesa a chama da curiosidade. :)

Histórias do dia 29 de Março

Hoje, sai do meu momento de voluntariado com um enorme sorriso de satisfação, significando "Missão Cumprida". Isto porque sinto que o gosto pela leitura no ouvir histórias está a ficar cada vez mais cimentado e evidente nas minhas crianças, tanto nos mais pequenos como nos mais crescidos que são os mais resistentes. No momento da história os mais pequenos vem sentar-se imediatamente à minha frente, preferem sentar-se no chão, com as perninhas "à chinês", enquanto os mais crescidos ficam estendidos nos sofás, um ou outro querendo manter a posição de resistente que logo se desvanece. Iniciei com a história "Fala com os animais da Selva" para os mais pequeninos da pré-escola.

Um livro sonoro onde se pode pressionar sobre os animais e ouvir "as suas falas": o leão, o macaco, o papagaio e o elefante. Conta a história do tratador que vai falando com os animais. Este pergunta-lhes "Quem tem fome???" Ao que os animais respondem com o seu respectivo som. Quando as crianças percebiam que eu ia tocar no animal para projectar o seu som faziam silêncio absoluto. Foi muito bom perceber que estas estão mais calmas e atentas para ouvir as histórias.

terça-feira, 22 de março de 2011

História Primavera

Hoje, levei uma história para comemorar a chegada da Primavera.


"Primavera"

quarta-feira, 16 de março de 2011

História de dia 15 Março

A história deste dia é muito mal cheirosa mas super divertida.

"A toupeira que queria saber quem lhe fizera aquilo na cabeça"

de Werner Holzwarth e Wolf Erlbruch.

Assim que apresentei o livro e o título da história às crianças, estas disseram, logo:
- É cócó!!!!!
E ficaram a ouvir de olhos bem abertos até ao final para descobrir o mistério.
Quem teria feito aquilo na cabeça da toupeira???
















E como as minhas crianças vivem na cidade não conhecem tão bem algumas características mais específicas dos animais.














Foi muito divertido!!!