Neste dia os mais pequeninos dos 2 aos 5 anos, cerca de 8 crianças, sentaram-se comigo num tapete novo muito colorido para ouvir a história "O moncho e a mancha" de Kiko da Silva.
Esta é uma história muito criativa.
Moncho era um rapaz que adorava desenhar tudo e em todo o lado, não só em folhas de papel como na própria cama, na mesa, no frigorifico ou até no avô.
No dia de aniversário de Moncho ofereceram-lhe uma caixa de aguarelas e ele passou o dia todo a pintar até que adormeceu...
Quando acordou encontrou no meio dos seus papéis brancos, um papel com uma mancha muito negra e tentou descobrir o que seria essa mancha. Seria um olho? Um gato? ????
"Muito intrigado, Moncho pegou no papel e procurou os seus amigos...
Maria disse-lhe que aquilo era um borrão.
João disse-lhe que aquilo era uma mancha vinda do espaço."
Mas Moncho continou à procura até que descobriu que a sua mancha era uma ...
A ilustração do livro é muito atractiva e a história permitiu a realização de uma actividade de expressão plástica. Cada criança recebeu uma folha de papel e lápis de cor para deixarem a "sua mancha". Alguns destes desenhos irei disponibilizar no próximo post.
Há a salientar ainda que este foi mais um momento especial de leitura mas reforço aqui a vontade e a forma concentrada das crianças tão pequenas em ouvir a história e realizar os desenhos.
Sem comentários:
Enviar um comentário